terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bolo Invertido de Pêra


 Com estas primeiras chuvas, sabe bem um bolinho com chá.


Ingredientes
 
30g de manteiga
70g de açúcar amarelo
3 ou 4 pêras grandes
Sumo de limão q.b

60g de manteiga (à temperatura ambiente)
150g açúcar branco
3 ovos
200gr Farinha
1 colher de chá de fermento
180ml leite
1+ ½ colher de sopa de sumo de limão

Preparação
 
Pre-aquecer o forno a 180º.

Untar uma forma redonda de 22 com manteiga, forrar o fundo a forma com papel vegetal. Cortar a manteiga em bocadinhos pequeninos e dispor por cima do papel vegetal, polvilhar com o açúcar amarelo.


Cortar as pêras ao meio, descasca-las e com uma colher parisiense retirar o caroço. Pincelar as pêras com sumo de limão para evitar que escureçam. Dispor as pêras na forma por cima do açúcar.


Bolo:

 
Misturar bem o leite com o sumo de limão, deixar repousar à temperatura ambiente por 15 minutos, até talhar.
 
Peneirar a farinha com o fermento.Com a batedeira, bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar os ovos um a um, batendo muito bem entre as adições. Alternadamente juntar a mistura da farinha e o leite à massa. Bater até ficar tudo bem misturado.

Deitar a massa por cima das fatias da pêra e levar ao forno até ficar cozido.Se necessário durante o tempo da cozedura tapar o bolo com uma folha de alumínio, para não queimar.


Retirar do forno e desenformar (ainda deve estar quente quando o desenformar). Inverter o bolo para o prato de servir, com cuidado retirar o papel vegetal.Servir morno ou frio.



Sem comentários:

Enviar um comentário